UFPR troca 31 candidatos da lista de aprovados do Vestibular 2021


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) retificou o resultado do Vestibular 2020/2021, substituindo 31 nomes da lista de aprovados. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 31 de agosto.

Segundo o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, houve um erro no processamento das notas da prova de redação após análise dos pedidos de recursos. O sistema não considerou as novas notas, erro que só foi percebido depois da divulgação do resultado.

“O banco de dados foi processado para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior. ” 

Em nota divulgada na noite de ontem, 1º de setembro, o NC/UFPR lamentou o ocorrido e disse se tratar de “uma falha pontual que não afeta a idoneidade do processo seletivo”. No entanto, a universidade determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar eventuais responsabilidades.

Leia a nota da UFPR na íntegra

Cursos afetados

Ao todo, 31 candidatos que constavam na primeira lista de aprovados foram substituídos por outros nomes. Dessas 31 vagas, 25 são dos dois cursos de Medicina, os mais concorridos do vestibular. Veja a lista:

  • Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;
  • Direito (manhã): 2 vagas;
  • Medicina (Curitiba): 21 vagas; e,
  • Medicina (Toledo): 4 vagas.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Decepção

O estudante Gabriel Zimermann dos Santos, de 20 anos, foi um dos 31 estudantes retirados da lista de aprovados do curso de Medicina em Curitiba. O jovem chegou a raspar o cabelo e comemorar a aprovação junto com a família.

Gabriel acessou o resultado assim que ele foi divulgado, às 14h de terça-feira. “Por volta da meia noite fui acessar novamente e meu nome não estava mais lá. Não acreditei. Acessei de novo umas cinco vezes para ter certeza, contei aos meus pais e eles acharam que eu estava brincando, relata o jovem.

Gabriel Zimermann
Gabriel raspou o cabelo ao ver seu nome na primeira lista de aprovados

Crédito: Arquivo Pessoal/Gabriel Zimermann

Até o momento, a UFPR não entrou em contato com nenhum dos 31 candidatos retirados da lista e só divulgou uma nota a respeito na noite de ontem, dia 1º, quase 24 horas depois da retificação.

“O que aconteceu foi uma vergonha, um descaso com a vida de 31 pessoas. Esse erro não pode simplesmente ser solucionado com uma mensagem de ‘eu lamento’, porque você está mexendo com o sonho de muitos jovens.” (Gabriel Zimermann)

Gabriel conversou com outros estudantes que foram retirados da lista de aprovados e, juntos, decidiram que entrarão na Justiça para exigir uma resposta mais objetiva da universidade.

Nota de repúdio

Nas redes sociais, estudantes de Medicina da UFPR repudiaram o erro ocorrido no vestibular. Em nota, a Comissão da Turma 162 de Medicina da UFPR afirma que “não há como descrever a revolta e a decepção que nos causa ver a instituição dos nossos sonhos ser desacreditada com tanto descaso”. 





Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X