Projeto da USP, Unesp e Unicamp visa criar vestibular seriado para os estudantes da rede estadual de São Paulo. A informação é da Folha de São Paulo e conferida pelo Brasil Escola.
A iniciativa pretende avaliar os estudantes por meio das notas obtidas no Saresp, o sistema de avaliação aplicado pelo governo paulista que tem como objetivo medir o desempenho escolar do estado.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Como funcionaria o Vestibular Seriado USP-Unesp-Unicamp?
As provas do Vestibular seriado seriam aplicadas a cada ano do ensino médio. Desta forma, no final, elas seriam somadas e utilizadas para ingresso nas universidades.
Os estudantes que fizerem as provas e forem aprovados não precisariam realizar os vestibulares tradicionais ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a USP, a proposta ainda está sendo discutida no âmbito interno das instituições. Porém, segundo a Folha, o projeto já foi apresentado ao governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.
Se for implementada, o Saresp deverá passar por ajustes, já que atualmente a prova é aplicada apenas no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.
A estimativa é de que 10% das vagas das universidades sejam reservadas para o vestibular seriado.