Você já nos viu falar algumas vezes sobre bolsas de estudo esportivas no exterior para estudantes-atletas aqui na seção Estudar no Exterior do Brasil Escola (confira a lista no final deste artigo). Com uma athletic scholarship, você ganha um desconto na sua graduação e recebe todo o suporte da universidade para praticar e competir em alto nível internacionalmente.
Mas desta vez, em homenagem às Olimpíadas de Paris 2024, selecionamos três cursos acadêmicos em universidades estrangeiras relacionados a esportes e exercícios para quem gostaria de construir uma carreira em treinamento, administração e jornalismo esportivo.
Tópicos deste artigo
1. Loughborough University
Não tem como falar de esportes, sem mencionar a Loughborough University, no Reino Unido. Os atletas que estudam e treinam na universidade conquistaram até agora três ouros, duas pratas e quatro bronzes em Paris em natação e atletismo. Inclusive, a vencedora francesa do triatlo feminino, Cassandre Beaugrand, foi uma estudante internacional da Loughborough.
A atleta olímpica francesa Cassandre Beaugrand fala sobre a sua experiência na Loughborough University.
A universidade tem um Bacharelado de Ciências (BSc) em Ciência do Esporte e Exercícios com duas opções de duração: três anos integrais ou quatro anos integrais com um ano de estágio. O curso é oferecido pela Escola de Esporte, Exercícios e Ciências da Saúde, que mantém a Loughborough University pelo oitavo ano consecutivo na primeira posição nas áreas de estudo relacionadas aos esportes no QS World University Ranking by Subject.
Na graduação, os estudantes cursam disciplinas como Anatomia e Fisiologia, Biomecânica dos Esportes, Bioquímica e Biologia Celular, Nutrição, Atividade Física e Saúde, Métodos de Pesquisa, entre várias outras.
Leia também: Origem e curiosidades sobre as Olimpíadas
2. DePaul University
A DePaul University tem dois cursos para os apaixonados por esportes, um voltado a Negócios e outro a Jornalismo. O primeiro se chama Sports Business e prepara os estudantes para a indústria esportiva com disciplinas como Vendas, Serviços e Promoção de Eventos; Serviço de Hospitalidade e Gestão de Experiência; Vendas Esportivas; Marketing de Patrocínio Esportivo; Liderança nos Esportes, entre outras.
O segundo, chamado Sports Communication, tem três caminhos possíveis de especialização: Jornalismo Esportivo; Promoção e Publicidade Esportiva; e Esporte e Sociedade. Como um programa interdisciplinar, os estudantes têm bastante liberdade para escolher as disciplinas, que vão desde Reportagem Esportiva aos Estudos de Fãs.
Como a universidade se encontra em Chicago, os alunos têm acesso direto a empresas, mídias e times (Bears, Blackhawks, Bulls, Cubs e White Sox) desta grande cidade norte-americana para ganhar networking e experiência prática.
3. South East Technological University
Diferente das duas acima, a South East Technological University (SETU) é uma universidade tecnológica da Irlanda, o que significa que empreendedorismo, inovação e colaboração com a indústria são aspectos incorporados em todos os seus cursos.
A graduação de Treinamento e Performance Esportiva (Sports Coaching and Performance) é para quem gostaria de ser coach e treinador(a). O curso tem quatro anos de duração e combina Educação de Treinador com Ciência do Esporte e Desempenho, aplicando teoria à prática em múltiplos ambientes de treinamento da universidade.
Uma opção mais curta, de três anos de duração, o bacharelado de Coaching Esportivo e Gestão Empresarial (Futebol) é, como o nome diz, voltado especificamente ao futebol, adequado para qualquer pessoa interessada no esporte, tanto como jogador quanto como treinador ou na área empresarial e administrativa do esporte.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Estude Esportes no exterior
Gostaram? Esses são apenas três exemplos dos inúmeros cursos de esportes disponíveis em universidades do mundo todo. Nossa intenção é dar um gostinho para te inspirar a iniciar a sua pesquisa e encontrar o seu curso perfeito.
Nossos artigos sobre bolsas esportivas no exterior: