Para uma universidade ser considerada verdadeiramente global, no geral, os estudantes internacionais representam pelo menos 10% a 20% da sua população discente total. A proporção entre estudantes nativos e estrangeiros é, inclusive, um dos indicadores de qualidade usados pelo ranking universitário do Times Higher Education. Geralmente, isso significa que a instituição está não só acostumada a receber alunos do mundo todo, como adaptada para fornecer serviços de apoio e orientação ao longo de todo o processo.
As universidades a seguir são exemplos de comunidades acadêmicas internacionais nos Estados Unidos.
Tópicos deste artigo
Michigan State University
A Michigan State University é uma das principais universidades de pesquisa do mundo, com mais de 400 áreas diferentes de estudo ministradas por 17 faculdades diferentes, de negócios e agricultura à música e medicina veterinária.
No total, mais de 50.000 estudantes se matriculam na MSU todos os anos – 14% deles são internacionais de mais de 130 países. Por isso, ela mantém um departamento chamado de Secretaria de Estudantes e Acadêmicos Internacionais (OISS, na sigla em inglês) para facilitar serviços como assistência no pedido de vistos, adaptação à vida universitária, atividades culturais etc.
New York University
A New York University é uma das instituições de ensino superior mais renomadas dos Estados Unidos. Com mais de 20 áreas de estudo e 25 programas de pesquisa pelo mundo, ela oferece aos seus alunos uma experiência universitária imersiva em Nova York com uma perspectiva global.
De fato, a NYU acolhe o segundo maior número de estudantes internacionais nos EUA, de acordo com o U.S. News: são mais de 21.000 estudantes e acadêmicos internacionais de mais de 120 países diferentes. Isso equivale a 26% de todo o seu corpo discente!
Florida Institute of Technology
Localizada em Melbourne, Flórida, o Florida Institute of Technology é uma importante universidade de STEM do estado e do país.
Segundo o U.S. News, o Florida Tech tem a 10a maior população de estudantes internacionais dos EUA: 16% de todos os alunos, vindos de 80 países diferentes. Eles têm acesso a serviços e eventos, incluindo aconselhamento, orientação profissional e um festival internacional especial para celebrar a diversidade cultural no Florida Tech que, inclusive, apoia orgulhosamente a campanha #YouAreWelcomeHere.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Webster University
A Webster University é uma universidade particular localizada em Webster Groves, nos subúrbios de St. Louis, Missouri. Além das tradicionais graduações e pós-graduações em período integral, ela também tem opções de meio período e online.
A Webster tem uma extensa rede global de campi que abrange o mundo todo: de St. Louis, Missouri, à Viena, na Áustria, e Tashkent, no Uzbequistão. Atualmente, mais de 13.400 estudantes de 141 países diferentes estão matriculados em suas diversas localizações, sendo mais de 700 especificamente nos EUA, resultando em uma comunidade cultural diversa e rica.
Orange Coast College
A Orange Coast College é uma das principais escolas de transferência dos Estados Unidos – ela oferece a milhares de estudantes internacionais a oportunidade de progredir nos estudos em uma universidade ou faculdade tanto na Califórnia quanto em qualquer parte do país.
A faculdade localizada na cidade de Costa Mesa, no sul da Califórnia, recebe 22.000 estudantes no total, dos quais 1.300 são estrangeiros de 80 países diferentes. Todos eles recebem o apoio do seu Centro de Envolvimento Global, uma secretaria da OCC com serviços gratuitos como um centro multicultural e o programa de inglês intensivo.