No momento, você está visualizando veja análise das provas da 1ª fase do vestibular

veja análise das provas da 1ª fase do vestibular

  • Categoria do post:Vestibulares


As provas da 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp foram aplicadas ontem, 20 de outubro. Ao todo, 58.489 candidatos fizeram o exame, conforme a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Abstenção ficou em 7,2%, segunda menor taxa dos últimos 10 anos do processo seletivo.

Neste ano, o vestibular da Unicamp seguiu com a estrutura e modelo das edições anteriores, reforçando a leitura como componente essencial, afirma Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso. Mudanças climáticas, democracia e conflitos globais contemporâneos foram temas presentes no exame.

Os participantes fizeram as provas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 31 cidades do estado de São Paulo e em capitais como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

O gabarito das provas deve ser divulgado pela Comvest nesta quarta-feira, 23 de outubro. Os classificados para a segunda fase do vestibular serão informados no dia 22 de novembro juntamente com a relação das notas de corte e locais de prova da próxima fase.

Exame da segunda fase será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro. Estudantes que concorrem a vagas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, farão a Prova de Habilidades Específicas entre 11 e 13 de dezembro. 

O Brasil Escola conversou com professores que comentam e analisam como foi a 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp. Leia a seguir.

Veja também: Datas dos principais vestibulares de São Paulo

Análise, comentários e o que caiu na 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp

Confira análise e comentários de professores sobre como foi a 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp:

Literatura

A prova de Literatura da Unicamp foi considerada com dificuldade média, apresentando questões mais fáceis e outras mais difíceis, segundo Marcelo Maluf, professor do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante. Todos os itens exigiram dos candidatos reflexões sobre as obras literárias indicadas para a avaliação.

Uma novidade do exame foi solicitar uma comparação entre duas das obras literárias, o que não é comum para este exame, segundo Maluf. Nas questões com nível de dificuldade maior, havia a cobrança de vocabulário, o que, na perspectiva de Marcelo, favoreceu os participantes com o domínio maior de leitura. 

Geografia

Em Geografia, o diretor do Oficina do Estudante Wander Azanha considerou as questões mais fáceis do que o normal. Entre os temas presentes estiveram: Amazônia Azul, conflitos internacionais (Israel e Palestina, Venezuela, Rússia e Ucrânia).

Eventos climáticas extremos como o que ocorreu neste ano no Rio Grande do Sul também foi tema de questão. 

História

A prova de História continuou com o padrão de dividir de forma equilibrada questões de História Geral, História do Brasil e História da América, pontua Rodrigo Miranda, professor do Oficina do Estudante.

Uma característica marcante da disciplina é o fato dos textos das questões serem longos e complexos, o que exige do candidato um tempo maior para leitura. A questão considerada pelos professores como a mais difícil foi a que abordou a descolonização africana, uma vez que havia alternativas com o sentido muito próximo e com uma diferença pequena entre a correta e a incorreta.

Candidatos caminhando em local de prova do Vestibular 2025 da Unicamp.
Candidatos caminhando em local de prova do Vestibular 2025 da Unicamp.
Crédito: Lúcio Camargo / Unicamp.

Matemática

Em Matemática, o foco das questões foram em conteúdos como funções além dos conceitos básicos da disciplina. A questão sobre as arruelas (discos perfurados) pode ser anulada, segundo a equipe de professores do Poliedro, por uma aparente confusão nos conceitos de raio e diâmetro que pode induzir a erro. 

Física

Na prova de Física, manteve-se o padrão tradicional do vestibular com questões de cinemática, ondulatória e de eletricidade. Uma particularidade, conforme professores do Poliedro, foi a presença de dilatação térmica que não costuma ser cobrada na primeira fase do vestibular.

Química

Uma característica da prova de Química foi a presença da temática sobre meio ambiente com questões contextualizadas ao cotidiano. Entre os itens mais comuns na matéria foram química ambiental e química relacionado à saúde.

Os candidatos lidaram com questões que exigiram interpretação textual, além da análise de gráficos, figuras e até charges, segundo educadores do Poliedro.

FIlosofia e Sociologia

Leitura refinada e atenta foi uma habilidade exigida dos participantes nas questões sobre humanidades, salienta Carlos Morele, professor do Oficina do Estudante. O educador afirma que as provas de Sociologia e Filosofia foram mais exigentes do que em anos anteriores, apesar de não trazerem novidades.

Quando sai o gabarito da 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp?

O gabarito das provas da 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp deve sair na quarta-feira, 23 de outubro. 

A lista de classificados para a 2ª fase da seletiva será liberada no dia 22 de novembro. Neste mesmo dia serão informadas as notas de corte e os locais de prova da próxima fase do exame que acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro.

Confira aqui as provas anteriores da Unicamp. 

Como são as provas do Vestibular 2025 da Unicamp?

Os candidatos fizeram a primeira fase das provas do Vestibular 2025 da Unicamp no dia 20 de outubro. Enquanto a segunda fase da seletiva acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. 

Uma das novidades deste ano é o horário de aplicação das provas. Agora, os participantes farão o exame pela manhã, a partir das 9h. A universidade recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova às 8h. 

Na primeira fase, os participantes responderam a 72 questões objetivas de uma Prova de Conhecimentos Gerais. Veja a distribuição dos itens:

  • 12 questões de Matemática;

  • 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;

  • 7 questões de cada uma das seguintes disciplinas de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia;

  • 3 questões de Filosofia e 3 questões de Sociologia.

Estudantes em prova do vestibular da Unicamp.
Estudantes em dia de prova do vestibular da Unicamp.
Crédito: Antoninho Perri / Divulgação Unicamp. 

Na segunda fase, o exame será composto por questões discursivas de disciplinas do ensino médio, bem como a produção de uma redação. Confira a composição:

1º dia de aplicação

  • Prova de redação;

  • 6 questões de Língua Portuguesa;

  • 2 questões de Língua Inglesa;

  • 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

2º dia de aplicação

  • Prova de Matemática – de 4 a 6 questões (a depender da área do curso);

  • 2 questões de Ciências Humanas;

  • Prova de conhecimentos específicos (questões de disciplinas conforme o curso de escolha).

Calendário do Vestibular 2025 da Unicamp

Veja, abaixo, as datas do Vestibular 2025 da Unicamp:

  • Inscrições: 01 a 30/08

  • Provas da 1ª fase: 20/10

  • Provas da 2ª fase: 01 e 02/12

  • Provas de Habilidades Específicas (demais cursos): 24 de janeiro de 2025

Veja também: Obras literárias dos Vestibulares 2024 e 2025

Enem-Unicamp 2025

O Enem-Unicamp 2025 é um processo seletivo destinado a estudantes que se formaram pela rede pública. A seleção dos candidatos será feita por meio dos desempenhos obtidos nas provas do Enem 2024. 

Candidatos que se inscreverem no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) do Vestibular 2025, poderão indicar a inscrição automática para o Enem-Unicamp deste ano. Medida foi implementada na edição anterior. 

São disponibilizadas 314 vagas, sendo 50% para quem cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas, já as outras 50%, para quem é egresso da rede pública e que seja autodeclarado pretos, pardos ou indígenas.

Candidatos que concluíram alguma graduação ou pós-graduação em instituição pública não poderão participar do Enem-Unicamp 2025.

Saiba mais informações no Manual do Candidato do Vestibular 2025.



Fonte