Mais de 111 mil candidatos farão as provas da primeira fase do Vestibular 2026 da Fuvest neste domingo, 23 de novembro.
Portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Participantes terão das 13h às 18h para resolver 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Gabaritos devem sair às 19h do próprio dia do exame.
O Brasil Escola conversou com especialistas que destacam dicas para cada área de conhecimento.
Veja também: Fique por dentro dos horários da primeira fase da Fuvest
Dicas para a 1ª fase do Vestibular 2026 da Fuvest
Na primeira fase do Vestibular 2026 da Fuvest, os candidatos terão de responder a 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, com conteúdos vistos nas diferentes disciplinas do ensino médio. Veja, a seguir, comentários e dicas de coordenadores e professores do Colégio Rio Branco:
Língua Portuguesa e Literatura
É necessário em Língua Portuguesa, uma leitura minuciosa de textos verbais e não verbais, como também a apreensão de sentidos que vão além do óbvio, uma vez que a prova cobra do participante o entendimento dos contextos e das relações implícitas nos textos, afirma Rosa Cesari, coordenadora de Língua Portuguesa.
Quanto à literatura, a especialista enfatiza que pode ser exigido a exemplificação de temas e características estéticas a partir dos fragmentos apresentados, além da conexão a contextos históricos ou sociais e relação com outras obras.
História
Em relação à História, o desafio para os candidatos será quanto à quantidade de conteúdos cobrados no exame. Mirtes Timpanaro, coordenadora de História, afirma que pode cair da pré-história até o mundo atual nos diferentes continentes.
Questões com diferentes fontes historiográficas, tempos históricos e imagens, como também a cobrança da identificação, diferenciação e relação entre o passado, presente e fenômenos históricos, são marcas da prova, segundo a coordenadora.
Geografia
Os itens da disciplina costumam envolver conhecimentos acerca de pontos de vista econômico, político/geopolítico, social e ambiental, incluindo os componentes físico-naturais e relações sociais e ambientais, nas diferentes escalas. “Muitas vezes, o enunciado da questão traz informações que podem ser utilizadas para esse embasamento”, afirma Fabiana Pegoraro, coordenadora de Geografia.
Biologia
Entre os assuntos mais recorrentes na prova, estão ecologia, botânica e genética. É possível que a COP 30, realizada em Belém, seja abordada no exame, além de temas atuais como a adulteração de bebidas alcoólicas, acredita Ariela Strozberg, professora de Biologia.
Física
O diferencial da Fuvest para a matéria é a cobrança da relação de conceitos diferentes como calorimetria e eletrodinâmica (efeito fotoelétrico), além da interface com Ciências da Natureza (Química, Biologia e Geografia), afirma Renato Casemiro, coordenador de Física.
Química
A característica da prova de Química da Fuvest são questões direcionadas à compreensão do cotidiano, que exigem a capacidade de interpretar dados, analisar fenômenos e aplicar o raciocínio científico diante de contextos da realidade. Claudia Ayres, coordenadora de Química, destaca que se espera dos candidatos a aplicação de conceitos químicos às mais diversas situações.
Matemática
Em Mamética, a Fuvest tende a cobrar um domínio do conteúdo teórico. Os itens costumam relacionar o uso de definições e propriedades quanto a interpretação dos enunciados na linguagem matemática.
“As maiores dificuldades dos alunos costumam estar relacionadas à interpretação dos enunciados — em geral, longos e complexos —, à exigência de cálculos detalhados, ao controle do tempo disponível para a resolução e à presença de questões interdisciplinares que articulam a Matemática com outras áreas do conhecimento”
Kelly Sacardi, coordenadora de Matemática
Fique por dentro do cronograma dos principais vestibulares do país.
O que levar no dia das provas do Vestibular 2026 da Fuvest?
No dia do vestibular da Fuvest, os candidatos deverão levar, obrigatoriamente:
Entre os itens opcionais para o dia do exame, estão: garrafa d’água, alimentos leves, lápis, lapiseira, itens médicos autorizados com antecedência, borracha, apontador e régua transparente.
Provas do Vestibular 2026 da Fuvest
As provas do Vestibular 2026 da Fuvest contam com duas fases de aplicação:
-
1ª fase | 23 de novembro: 90 questões objetivas
-
2ª fase | 14 e 15 de dezembro: questões abertas de Português, Redação e 12 questões abertas (de disciplinas específicas conforme a carreira escolhida).
Confira abaixo a relação das cidades paulistas que aplicação as provas da primeira fase da Fuvest neste ano:
Crédito: Divulgação / Fuvest / Guia de Jornada.
Novidades do Vestibular 2026 da Fuvest
Para o Vestibular 2026, a Fuvest anunciou mudanças como:
-
Candidatos puderam escolher os locais de prova entre os dias 13 e 17 de outubro. A indicação foi realizada conforme a data de confirmação da inscrição de cada participante.
-
Novo programa de provas baseado nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas;
-
Na redação da Fuvest, para além da cobrança do gênero dissertativo-argumentativo, o exame terá outra alternativa de proposta de redação, com outro gênero. O candidato deverá escolher apenas uma opção para prova.

Crédito: Marcos Santos / USP Imagens.
Datas do Vestibular 2026 da Fuvest
Veja, abaixo, as principais datas do Vestibular 2026 da Fuvest:
-
Provas da 1ª fase: 23/11
-
Resultado da 1ª fase e local de prova da 2ª fase: 01/12
-
Provas de Competências Específicas: 09 a 12/12 | 05 a 09/01/2026
-
Provas da 2ª fase: 14 e 15/12
-
Resultado: 23/01/2026
Estude por meio das provas anteriores da Fuvest nesta página.
Mais informações estão disponíveis no site da Fuvest.