Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Para quem trabalha na área de educação, a data tem significado especial, revelam gestoras que atuam na mesma escola.
No dia a dia, as profissionais da educação percebem maior valorização das mulheres no mercado de trabalho do que em anos anteriores. Mas, ambas ressaltam que a data significa também força e merecimento por tudo que as mulheres conquistaram.
O Dia Internacional da Mulher foi definido na década de 70 pela Organização das Nações Unidas. O objetivo da data é valorizar as mulheres e reforçar a luta por igualdade com os homens.
Leia também:
Dia Internacional da Mulher: especialistas em educação mostram como comemorar data em sala de aula
Aniversário no Dia da Mulher

Tatiana Fogagnoli faz aniversário hoje, Dia Internacional da Mulher. Para ela, é um imenso orgulho de ter nascido no dia 8 de março. “Sinto-me privilegiada por compartilhar essa data com a celebração de tantas mulheres incríveis”, acredita.
Conforme a profissional lembra, todos os anos, no dia 8 de março, sempre recebe carinho especial dos seus colegas, e isso enche seu coração de alegria. “Uma coisa é certa: o presente tem que vir acompanhado de flores! Afinal, comemoro dois momentos especiais no mesmo dia”, diz aos risos.
Diretora de Gestão do Colégio Oficina do Estudante, Tatiana sente muito orgulho em liderar uma grande equipe e poder inspirar outras mulheres por meio do seu trabalho.
Por fim, a gestora acredita que o Dia Internacional da Mulher é uma homenagem mais do que merecida a todas que seguem sempre lutando por igualdade, reconhecimento e respeito.
“Hoje celebramos nossa força, resiliência e todas as nossas conquistas. Que possamos sempre nos apoiar e inspirar umas às outras, porque juntas somos ainda mais fortes!”
[publcidade_omnia]
Significado especial por ser mãe

Juliana Smanioto Pelegrini de Almeida, Chefe de Atendimento do Colégio Oficina do Estudante, acredita que, a partir do momento em que a mulher se torna mãe, começa a valorizar ainda mais o seu papel.
Ao ser mãe, na opinião da profissional, a mulher percebe que não faz as coisas apenas por ela, mas também pelos seus filhos. Ela ressalta que a mulher luta por eles e por si mesma. Por isso, segundo a gestora, a data passou a ter um valor muito maior, pois é quando a mulher percebe o quanto é forte.
“Quando me tornei mãe, a data passou a ter um significado muito mais especial. Só depois de se tornar mãe é que realmente compreendemos a dimensão do que é ser mulher e mãe ao mesmo tempo. É algo que transforma”
Juliana tem 20 anos de experiência na área de educação. Conforme ela lembra, ao longo do tempo, foi mostrando seu potencial e sua capacidade de liderança, até alcançar seu espaço. A profissional comenta que, hoje, lidera uma equipe diversa, composta por mulheres e homens.
“Percebo que, felizmente, as oportunidades para nós mulheres estão cada vez maiores. Se antes havia desafios extras para ocupar cargos de liderança, hoje vejo avanços importantes e acredito que estamos no caminho certo para uma realidade mais equilibrada e justa”, comemora.
A chefe de atendimento ressalta que é sempre importante reforçar que todas as mulheres em cargos de liderança são plenamente capazes e merecem estar onde estão.
Mensagens para o Dia Internacional da Mulher
As profissionais de educação enviam mensagens para o Dia da Mulher:
-
Valorizem-se, sempre! Nós somos especiais, e é importante sempre lembrar da nossa força.
-
Sorriam! Mesmo diante das dificuldades, que possamos sempre recordar os momentos felizes em nossas vidas.
-
Cultivem momentos para si mesmas! Reserve esse tempo especial, cuide de si, se priorize, porque quando nos cuidamos e nos valorizamos, nos sentimos mais fortes e capacitadas para cuidar de tudo o que é importante em nossas vidas.
Leia também:
Dia Internacional da Mulher: a educação como ferramenta de equidade de gênero
Crédito das imagens:
[1] e [2] Divulgação/ Oficina do Estudante