A UENP, no Paraná, já definiu a data do Vestibular 2025 em uma reunião do Conselho de Administração. O processo seletivo está marcado para o dia 1º de dezembro.
Segundo a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nesta edição está sendo retomado o formato de vestibular tradicional, com as provas no ano anterior ao ano letivo de ingresso.
“Por conta da pandemia, houve um descompasso nas agendas da UENP. Neste ano, estamos buscando retornar ao que anteriormente era ofertado. Essa agenda permite que os ingressantes, nas suas diversas formas de entrada, iniciem o ano letivo em um único calendário”, explica o coordenador de Processos Seletivos da UENP, Augusto Seawright Zanatta.
Vagas do Vestibular 2025 da UENP
O vestibular 2025 da UENP ofertará 775 vagas em carreiras de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
Veja abaixo alguns cursos da UENP:
-
Pedagogia
-
História
-
Fisioterapia
-
Odontologia
-
Agronomia
A universidade realiza reserva de 45% das vagas para o sistema de cotas. As vagas são destinadas para pessoas com deficiência, estudantes de escola pública e candidatos negros que estudaram em escola pública. Confira a distribuição por vaga:
-
Cota Pessoa com Deficiência (PcD) – 05% do total de vagas do curso
-
Cota Social – 20% do total de vagas do curso;
-
Cota Sociorracial – 20% do total de vagas do curso
Como é o vestibular da UENP?
O vestibular da UENP é composto por uma redação e por 60 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio.
As provas são aplicadas nas cidades sedes dos cursos da UENP: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Estude as provas do vestibulares anteriores da UENP
Prova Paraná Mais
A UENP informou que aderiu recentemento à Prova Paraná Mais. O coordenador de Processos Seletivos avisou que esse prova será para ingresso separado do vestibular e será aplicada nas escolas estaduais do Paraná diretamente pela Secretaria de Estado da Educação em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“O objetivo é o acesso de estudantes de escolas públicas às Universidades Estaduais do Paraná, diversificando os critérios de entrada e buscando a permanência desses alunos no ensino público paranaense”, completa Zanatta.
Para mais detalhes, acesse o site da UENP.
Crédito da imagem:
[1] Divulgação UENP