Medicina, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo são os três cursos mais concorridos do Vestibular 2025 da Unicamp. O processo seletivo é um dos maiores do estado de São Paulo e do país.
O Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece 2.537 vagas. Desse total, há reserva de oportunidades para candidatos de escola pública, autodeclarados pretos, pardos e candidatos com deficiência.
Conforme a instituição, o destaque da concorrência do Vestibular 2025 da Unicamp é que três cursos da área de informática estão entre os mais procurados. Além do já citado Ciência da Computação, estão Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Entram ainda no ranking dos dez cursos mais disputados da Unicamp 2025 cursos da área de saúde e da área de exatas.
Concorrência do Vestibular 2025 da Unicamp
Veja abaixo os dez cursos mais procurados do Vestibular 2025 da Unicamp:
-
Medicina;
-
Ciência da Computação;
-
Arquitetura e Urbanismo;
-
Ciências Biológicas;
-
Engenharia da Computação;
-
Farmácia;
-
Comunicação Social-Midialogia;
-
Ciências Econômicas (Integral e Noturno);
-
História
-
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Confira a concorrêcia completa do Vestibular 2025 da Unicamp
Inscritos no Vestibular 2025 da Unicamp
Segundo a universidade, esta edição conta com 63.004 inscritos, número um pouco menor (2%) do que o registrado no ano passado e maior que os índices registrados nos últimos vestibulares. No ano anterior o número de estudantes inscritos foi de 64.706; em 2023:61.626 candidatos e em 2022: 63.301 inscritos.
De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o número total de inscritos ficou dentro do esperado pela Comvest, pois seguiu a tendência dos últimos anos.
A Unicamp avisou que, nesta edição, foram registrados 5.710 estudantes nas três opções ofertadas, sendo 2.542 candidatos para Ciências Biológicas, 2.123 para Ciências Exatas e 1.045 para Ciências Humanas.
“Os dados de inscritos que são treineiros permitem observar com maior nitidez quantos são os candidatos disputando vagas reais. Além disso, a carreira específica permite aos treineiros irem se ambientando melhor ao vestibular”
Em Recife, onde a Comvest irá aplicar pela primeira vez as provas de seu vestibular, foram registrados 583 inscritos, número considerado bom na avaliação da Comissão. “O número é bastante positivo, considerando o ineditismo da prova na capital de Pernambuco”, disse José Alves. Juntas, as capitais da região Nordeste onde há aplicação do Vestibular Unicamp (Fortaleza, Recife e Salvador) somaram 3.093 candidatos.
Leia também:
Unicamp 2025: veja 3 novidades do vestibular
Provas do Vestibular 2025 da Unicamp
Os candidatos farão a primeira fase das provas do Vestibular 2025 da Unicamp no dia 20 de outubro. Enquanto a segunda fase da seletiva acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro.
Na primeira fase, os participantes terão de responder a 72 questões objetivas de uma Prova de Conhecimentos Gerais. Na segunda fase, o exame será composto por questões discursivas de disciplinas do ensino médio, bem como a produção de uma redação. Confira a composição:
Para mais informações, acesse o Manual Vestibular 2025 da Unicamp.
Crédito das imagens:
[1] Divulgação Unicamp
[2] Shutterstock