No momento, você está visualizando Atualidades Vestibular e Enem – agosto de 2024

Atualidades Vestibular e Enem – agosto de 2024

  • Categoria do post:Vestibulares


Atualidades aparecem com frequência em provas de vestibulares e nos exames do Enem, muitas vezes para contextualizar questões de ciências humanas e exatas, mas também para ser tema da prova de redação. Para ajudar os estudantes a acompanharem estes temas, o Brasil Escola publica mensalmente um compilado com as principais notícias do mês.

Dentre os principais fatos de agosto, estão a morte de Silvio Santos, a troca de prisioneiros entre Rússia e países do Ocidente e o alistamento militar voluntário para mulheres no Brasil.

Confira um resumo das principais notícias e, para saber mais sobre os temas, clique nos hiperlinks disponibilizados ao longo do texto. 

Tópicos deste artigo

Brasil

Suspensão das emendas impositivas

O ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu a liberação das emendas impositivas, até que o Poder Legislativo apresente estratégias para aumentar a transparência referente aos gastos. O pagamento dessas emendas é uma obrigação do Poder Executivo.

O ponto central do questionamento oriundo do Supremo são as chamadas Emendas PIX, criadas em 2019, por meio de uma PEC. Até a suspensão, os parlamentares podiam revindicar que as transferências dos valores fossem feitos diretamente para as contas das prefeituras e estados, dessa forma, o TCU não era o responsável pela fiscalização, e sim os órgãos locais de fiscalização.

Em resposta à decisão de Flávio Dino, o Congresso utilizou uma PEC que limita as decisões individuais dos ministros do STF. Foi montado um grupo de conciliação entre o STF e membros do Legislativo, para que busquem um acordo em relação à liberação das emendas PIX.

Bloqueio do X (antigo Twitter)

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, no dia 29 de agosto, deu 24 horas para que Elon Musk, proprietário do X, indicasse um representante legal da empresa no Brasil. A companhia respondeu que não iria cumprir a decisão judicial por considerá-la ilegal.

Símbolo do X e a bandeira do Brasil. Crédito: rafapress/Shutterstock

Contas de outras empresas, como a Starlink (fornecedora de internet de Elon Musk), foram bloqueadas até o pagamento das multas impostas ao X. A rede social foi bloqueada no dia 31 de agosto. 

Queimadas no país e fumaça de norte a sul

Na última semana do mês de agosto, boa parte do Brasil ficou coberta por fumaça vinda de queimadas que ocorreram em vários pontos do país, desde o estado do Amazonas até o Rio Grande do Sul.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que entre os dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo, foram registrados 1.886 focos de queimadas, número superior aos 1.666 registados ao longo do ano de 2023. Se comparado com agosto de 2023, o aumento foi de 880%.

Imagem ilustrativa do resultado de uma queimada. Créditos: Shutterstock

Há indícios que apontam uma origem criminosa para esses incêndios, principalmente, por grande parte dos focos de incêndio terem começado de forma simultânea. O caso ainda está sob investigação.

Em agosto de 2024, O Brasil registrou 109.943 pontos de incêndio, um aumento de 78% em relação a agosto de 2023.

Leia também: Queimadas: causas e consequências

PEC da Anistia

No dia 22 de agosto, foi promulgado, no Congresso, um texto que anistia os partidos políticos que descumpriram a destinação mínima de verbas para candidaturas de pessoas pretas e pardas. Em contrapartida, a mesma determinação estabelece que os partidos anistiados devem destinar os recursos para candidaturas dentro das cotas raciais nas próximas quatro eleições posteriores a 2026.

O partido Rede Sustentabilidade e a Federação Nacional das Associações Quilombolas (Fenaq) ajuizaram uma ação no STF para suspender a emenda recém-aprovada.

Queda de avião em Vinhedo

Sem deixar sobreviventes, um avião com 58 passageiros e 4 tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu no dia 9 de agosto e foi a maior tragédia aérea desde 2007, quando a queda da aeronave da TAM deixou 199 mortos.

O avião turboélice, modelo ATR-72, era da Voepass Linhas Aéreas e saiu de Cascavel com destino a Guarulhos. O voo iniciou às 11h58 e parou de responder às chamadas da torre às 13h21.

A suspeita da causa do acidente é a formação de gelo nas asas do avião. As chamadas caixas-pretas e os dados técnicos do voo ainda estão sendo analisados pela Polícia Federal.

Rompimento diplomático entre Brasil e Nicarágua

Após o chanceler brasileiro ter sido expulso da Nicarágua, o governo brasileiro também expulsou a representante nicaraguense do território nacional. A decisão foi tomada no dia 8 de agosto, tendo como base o princípio da reciprocidade na diplomacia brasileira.

Na prática, as expulsões significam o rompimento de relações diplomáticas entre os dois países. O presidente Lula e Daniel Ortega, da Nicarágua, eram aliados políticos que começaram a se distanciar por conta da prisão seguida da expulsão do padre Roland José Alvarez por parte do governo sandinista da Nicarágua.

Mas o estopim que causou a expulsão do diplomata brasileiro foi a sua ausência em um evento em comemoração à Revolução Sandinista que teve o atual presidente como participante. A relação entre os países já vinha se deteriorando; por exemplo, em março de 2023, o Brasil foi um dos países que protestaram no Conselho de Direitos Humanos da ONU contra a decisão do governo de Ortega de retirar a nacionalidade de 300 opositores.

Lei também: O que foi a Revolução Sandinista?

Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil

Nas Olimpíadas de 2024, em Paris, Rebeca se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil, com 6 medalhas, ultrapassando Robert Scheidt e Torben Gael, que têm 5 cada. Com 25 anos, ela conquistou 4 medalhas nos jogos de Paris e 2 na edição de Tóquio.

Ela tem duas medalhas de ouro, três de pratas e uma de bronze. Veja uma lista com as modalidades da ginástica artística em que Rebeca conquistou as medalhas:

  • Ouro no solo em Paris

  • Prata no salto em Paris

  • Prata no individual geral em Paris

    Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

  • Bronze na competição por equipes Paris

  • Ouro no salto em Tóquio

  • Prata no individual geral em Tóquio

Delfim Netto

No dia 12 de agosto, morreu Delfim Neto, ex-ministro do período da Ditadura Militar no Brasil. Ele foi um dos signatários do Ato Institucional número 5 (AI-5), o decreto mais radical imposto pelo golpe militar de 1964, que suspendeu direito e garantias, fechou o Congresso Nacional, proibia habeas corpus para crimes políticos, autorizava declaração de estado de sítio por tempo indeterminado, entre outras restrições.

Delfim Netto foi ministro da fazendo em 1967, nos governos de Costa e Silva e do Médici. Também atuou como embaixador do Brasil na França e comandou o Banco Central no mandato de Figueiredo.

Aós a redemocratização, foi deputado federal pelo estado de São Paulo até o ano 2007.

Sílvio Santos

Silvio Santos, aos 93 anos, morreu no dia 17 de agosto. Considerado o maior apresentador da televisão brasileira, estava internado desde o início do mês por conta de uma infecção por H1N1. Sílvio deixou uma viúva, 6 filhas, 14 netos e 4 bisnetos.

Ele começou como camelô e locutor de rádio, fundou as empresas Jequiti, Tele Sena, Baú da Felicidade, TVS e SBT. Não houve funeral aberto ao público, por conta do desejo do apresentador; foi realizada uma cerimônia judaica para família e amigos próximos em um cemitério israelita.

Silvio Santos sorrindo. Créditos: Palácio do Planalto/Wikicommons

O nome de registro de Sílvio Santos era Senor Abravanel. Ele nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Sua família era de imigrantes judeus, ele era o mais velho de 5 irmãos e foi camelô, serviu ao exército, trabalhou como locutor de rádio, animador de programa, empresário e apresentador.

Novo Ensino Médio

A reforma do Ensino Médio foi sancionada com dois vetos presidenciais que tratavam sobre a aplicação do Enem. Os trechos retirados pelo Poder Executivo determinavam a presença de matérias referentes aos itinerários formativos na prova do Enem.

Os itinerários formativos são as áreas que os estudantes escolhem no que querem aprofundar seus conhecimentos. São compostos por 600 horas e estão presentes tanto para o ensino técnico com para o regular.

As mudanças mantidas na lei devem começar a valer já a partir de 2025 para os alunos que ingressarão no ensino médio. Os que já estão nessa etapa do ensino básico terão um período de transição.

Após idas e vindas nos poderes Legislativo e Executivo, ficou estabelecida a carga horária de 3 mil horas (mil horas para cada ano) com a expansão do ensino de conteúdos da formação básica, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia.

2.400 horas serão destinadas para a formação básica comum e 600 horas serão voltadas para os itinerários formativos, que têm disciplinas opcionais escolhidas pelo critério do aluno.

Alistamento militar feminino voluntário

No dia 28 de agosto, foi publicado um decreto determinando que, a partir de 2025, será autorizado o alistamento militar voluntário para mulheres de 18 anos. As interessadas poderão se apresentar nos locais de recrutamento em janeiro e julho do ano que vem.

As candidatas terão que passar por testes físicos, clínicos e psicológicos que comprovem a sua capacidade de servir às Forças Armadas. Não foi autorizada a estabilidade do serviço militar para as voluntárias. Após um ano de serviço elas serão registradas na reserva não remunerada.

Mundo

Tribunal da Venezuela valida eleição de Nicolás Maduro

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela validou o anúncio do Conselho Nacional Eleitoral de validar as eleições que deram vitória a Nicolás Maduro. Apesar de essa decisão ser questionada pela oposição, não cabe mais recurso contra ela.

Maduro foi declarado eleito com 51,9% dos votos, com 80% da urnas apuradas. Em contrapartida, o portal criado pelos opositores alega uma vitória do concorrente, González Urrutia, por 67% dos votos.

Mais de 2,4 mil pessoas já foram presas por protestarem contra a eleição de Maduro, e o número de mortos nas manifestações chega a 30 pessoas. Organizações internacionais, como o Conselho de Direitos Humanos da ONU, alegam falta de independência e imparcialidade tanto da autoridade judiciária como da eleitoral que determinaram a vitória de Maduro.

Candidatura de Kamala Harris

Kamala Harris foi oficializada como candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. A iniciativa acontece um pouco mais de um mês após o atentado realizado contra Donald Trump durante um comício.

O candidato democrata, inicialmente, era Joe Biden (o atual presidente), mas após sua performance durante um debate contra o republicano, as pressões se intensificaram para que ele desistisse da corrida. Ele atendeu aos pedidos e Kamala assumiu a liderança da chapa.

Kamala Harris em discurso. Créditos: Group Pictures/Shutterstock

Pelas pesquisas eleitorais divulgadas recentemente pela Agência Reuters, Kamala tem 45% das intenções de voto contra 41% de Trump.

Veja também: Como funciona as eleições nos EUA?

Acordo Ocidente e Rússia para liberar prisioneiros

Os Estados Unidos, unidos a alguns países europeus, e a Rússia assinaram o maior acordo de troca de prisioneiros entre as potências desde a Guerra Fria. As negociações iniciaram em 2022 e envolveram duas dúzias de prisioneiros.

Os países ocidentais envolvidos eram os EUA, Noruega, Polônia e Alemanha. Os prisioneiros eram suspeitos de ter ligações com a inteligência russa, além de condenados por crimes como homicídio e tráfico de drogas.

Abertura das Paralimpíadas

A abertura das Paralimpíadas de 2024 em Paris aconteceram no dia 28 de agosto. Foi a primeira vez, a exemplo da abertura olímpica, que a cerimônia desse evento ultrapassou os limites de um estádio.

184 países integraram a abertura das Paralimpíadas, totalizando 4.400 atletas. O Brasil participa doa jogos com 280 atletas e terá representantes em 20 da 22 modalidades disputadas. O evento contou com cerca de 50 mil espectadores, passou pelo Champs-Elysées e por outros locais icônicos da capital francesa.

Leia também: Paralimpíadas, história e participação brasileira



Fonte