A Prova Paraná Mais será utilizada como nova forma de ingresso às universidades estaduais do Paraná. A novidade foi instituída por meio do Decreto nº 5.835/24, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última segunda-feira (20).
A avaliação é aplicada anualmente para verificar a qualidade da educação básica nos níveis fundamental e médio no estado do Paraná. Com a novidade, estudantes que cursam o último ano do ensino médio na rede pública poderão aproveitar o desempenho na avaliação e concorrer a vagas em universidades estaduais.
Está previsto que 20% das vagas nos cursos superiores de sete universidades estaduais sejam destinadas aos candidatos por meio da Prova Paraná Mais. Entre as instituições está a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
“É um projeto fantástico, que vai dar a oportunidade para que os nossos alunos, que estão cursando o 3º ano do ensino médio nos mais de 2 mil colégios estaduais do Paraná, possam ingressar nas nossas universidades, que estão entre as melhores da América do Sul”
Ratinho Junior, governador do Paraná
As universidades têm até 120 dias após a publicação do decreto para aderirem à avaliação como nova forma de ingresso em seus cursos de graduação.
Leia também: O que é Provão Paulista, novo vestibular seriado de São Paulo
Quais universidades poderão participar do ingresso via Prova Paraná Mais?
Confira as sete universidades estaduais que poderão aderir à Prova Paraná Mais como forma de ingresso no ensino superior:
-
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
-
Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
-
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
-
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
-
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
-
Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
-
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Veja também: Edital do Vestibular 2025 da UFPR é liberado – confira datas
Prova Paraná Mais
A Prova Paraná Mais é uma avaliação aplicada todos os anos para avaliar a qualidade da educação pública no Paraná. A Secretaria de Estado da Educação do estado é responsável por organizar e realizar o exame.
Na última edição da prova participaram mais de 930 mil estudantes, sendo que 361 mil estavam no ensino médio.
A ideia que este novo instrumento para ingresso no ensino superior seja uma extensão da Prova Paraná Mais direcionada aos concluintes do ensino médio. Em 2024, cerca de 120 mil estudantes estão matriculados no terceiro ano do ensino médio e podem concorrer a vagas para começar o curso superior a partir do primeiro semestre de 2025.