O Enem PPL é um exame específico para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medidas socioeducativas que já concluíram o ensino médio e querem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar no ensino superior.
Embora seja uma prova direcionada a esse público-alvo, o Enem PPL cobra o mesmo conteúdo que o Enem regular exige de todos os estudantes que já terminaram o ensino médio.
Como se inscrever no Enem PPL?
Para se inscrever no Enem PPL, as pessoas privadas de liberdade precisam entrar em contato com o responsável pedagógico das unidades socioeducativas, uma vez que são estes quem fazem o cadastro no Enem.
Primeiramente, os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem participar do Enem PPL 2022 deverão indicar as unidades para a aplicação.
O período de inscrição para o Enem PPL costuma ser dois meses antes da aplicação das provas regulares do Enem. Em 2022, as inscrições para o Enem PPL foram de 26 de setembro a 7 de outubro.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Quando é realizado o Enem PPL?
O Enem PPL ocorre cerca de um mês após a realização das provas regulares voltadas aos demais candidatos. No Enem 2022, as provas do Enem PPL foram realizadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, junto com os estudantes que precisaram da reaplicação das provas.
Onde é realizado o Enem PPL?
O Enem PPL é realizado nas unidades prisionais ou socioeducativas que aderiram ao exame, que precisam ter locais adequados para a aplicação.
O responsável pedagógico deve determinar as salas de provas dos participantes e a transferência entre as unidades, quando necessário, e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada.
Como é a prova do Enem PPL?
As provas do Enem PPL têm a seguinte composição:
- Uma redação (com tema diferente da aplicação regular)
- 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática
As notas do Enem PPL 2022 deverão ser informadas aos participantes pelo responsável pedagógico das unidades prisionais.
Com o desempenho em mãos, os inscritos podem participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).